Continuidade da compensação tributária após o transcurso do trânsito em julgado

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Este artigo tem como objetivo esclarecer o atual posicionamento no âmbito judicial e administrativo a respeito da possibilidade de compensação de créditos tributários após o período cinco anos contados do trânsito em julgado da decisão que reconheceu o direito à compensação do contribuinte.

Sabe-se que a compensação tributária pressupõe, sempre, créditos e débitos recíprocos, exigindo, portanto, que as mesmas pessoas sejam credoras e devedoras umas das outras.

O artigo 170 do Código Tributário Nacional estabelece que a lei poderá, nas condições e sob as garantias que estipular, ou cuja estipulação em cada caso atribuir à autoridade administrativa, autorizar a compensação de créditos tributários com créditos líquidos e certos, vencidos ou vincendos, do sujeito passivo contra a Fazenda Pública.

No âmbito federal, essa compensação pode ser realizada de duas formas, de ofício pelo próprio Fisco, sendo tal hipótese regulamentada pelo artigo 73 da Lei nº 9.430/96, ou, ainda, poderá ser realizada pelo próprio contribuinte por meio lançamento por homologação, nos termos do artigo 74 da Lei 9.430/96 e artigo 66 da Lei nº 8.383/91.

O artigo 74 da Lei nº 9.430/96 estabelece que o sujeito passivo que apurar o crédito, inclusive os judiciais com trânsito em julgado, relativo ao tributo ou contribuição administrada pela Secretaria da Receita Federal, passível de restituição ou de ressarcimento, poderá utilizá-lo na compensação de débitos próprios e contribuições administradas por aquele órgão.

Portanto, a legislação sobredita permite ao contribuinte aproveitar o seu crédito para satisfazer débitos relativos aos tributos administrados pela Receita Federal.

Registre-se que o E. Superior Tribunal de Justiça, ao interpretar o termo “administrado pela Secretaria da Receita Federal” consignou o entendimento de que administrar tributos não se restringe apenas à arrecadação dos recursos, mas, também, à fiscalização e à cobrança [1].

Superadas as questões introdutórias quanto à possibilidade de compensação de crédito tributário no âmbito federativo, seja de ofício ou por homologação, passa-se a esclarecer as particularidades a respeito da possibilidade de se compensar créditos após o transcurso do prazo de cinco anos contados do trânsito em julgado.

O artigo 168, inciso II do Código Tributário Nacional estabelece que, o direito de pleitear a restituição extingue-se com o decurso do prazo de cinco anos contados da data em que se tornar definitiva a decisão administrativa ou passar em julgado a decisão judicial que tenha reformado, anulado, revogado, ou rescindido a decisão condenatória.

Mas, surgem questionamentos quando o contribuinte ainda possui créditos a compensar, ultrapassando o período de cinco anos determinados pelo Código Tributário Nacional.

Em outras palavras, o crédito a ser compensado pelo contribuinte não se esgota no lapso de cinco anos após o trânsito em julgado da decisão, surgindo, assim, o questionamento se teria o contribuinte o direito de realizar o aproveitamento do crédito remanescente mesmo após o transcurso do período estabelecido pela lei.

Ou, ainda, mesmo que o contribuinte tenha reconhecido o direito de compensação por meio de decisão judicial, não possua dentro dos cinco anos débitos com a Receita, não sendo possível proceder com a compensação.

No âmbito administrativo, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) por meio do julgamento do Acórdão nº 3302-006.585, em sessão realizada pela 3ª Câmara — 2ª Turma Ordinária concedeu provimento ao recurso do contribuinte, reconhecendo a possibilidade de compensação de créditos além do prazo estabelecido em lei.

No caso o ilmo. conselheiro consignou que o direito não socorre com a quem dorme, mas no caso da inexistência de débitos, o contribuinte apenas não utilizou o seu crédito por não ter débitos com o qual compensar, não devendo ser punido pelo fato de não possuir débitos.

Na parte final da decisão, reconheceu a possibilidade do contribuinte proceder com a compensação de créditos mesmo fora do prazo legal, determinando o retorno dos autos à Receita Federal para prosseguir com a análise do direito creditório do contribuinte.

É certo que a decisão representa um grande avanço aos contribuintes, visto que a Turma Julgadora reconheceu que, mesmo após o período estabelecido em lei, o contribuinte poderia se valer do direito da compensação na hipótese de inexistirem débitos a compensar com a Receita Federal no prazo de cinco anos.

Por outro lado, no âmbito dos Tribunais Regionais Federais, o posicionamento é no sentido de que, o contribuinte deve observar o prazo de cinco anos para dar início ao procedimento de compensação, o que não significa que, o aproveitamento dos créditos tenha que ser dar no mesmo período.

A 4ª Turma do TRF da 3ª Região já se pronunciou no sentido de que o prazo de cinco é para que o contribuinte dê início ao procedimento de compensação, concluindo que, uma vez iniciada a compensação, o contribuinte obtém o direito de esgotar o seu crédito.

O entendimento das Turmas do TRF da 4ª Região [2] se coaduna com posicionamento acima, no sentido de que o prazo de cinco é para habilitação da compensação, o que não necessariamente corresponde que o crédito deva ser aproveitado no mesmo período.

Na mesma linha de raciocínio, o TRF da 5ª Região [3] detém posicionamento semelhante, reconhecendo que o prazo de cinco anos é para que se realize o pedido de compensação e não para realizá-lo integralmente à luz da jurisprudência do E. Superior Tribunal de Justiça.

Saliente-se que os posicionamentos adotados pelos Tribunais Regionais Federais encontram amparo no mais recente entendimento do E. Superior Tribunal de Justiça quanto à possibilidade de aproveitamento dos créditos além do prazo estabelecido pela legislação.

A 2ª Turma do E. STJ, por meio do REsp 1.469.954/PR [4], de forma unânime, concluiu que o prazo de cinco anos estabelecido pela lei é para que o contribuinte dê início ao procedimento de compensação e não para que se realize integralmente, concluindo que os créditos do contribuinte não teriam sido alcançados pela prescrição.

A partir do sólido entendimento jurisprudencial apontado, considerando a posição adotada pelo Superior Tribunal de Justiça e pelos Tribunais Regionais Federais, resta assegurada a possibilidade de o contribuinte promover a compensação dos créditos além do período de cinco anos estabelecido pelo Código Tributário Nacional.

Fonte: Consultor Jurídico – Conjur

Picture of Assessoria Empresarial

Assessoria Empresarial

Quem somos

Biason Assessoria Empresarial conta com excelentes profissionais nas áreas de direito, contabilidade, recursos humanos, engenharia entre outros, para oferecer soluções completas aos nossos clientes.

Últimos Posts

Instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade