Informações de benefícios previdenciários

Quando o empregado se afastava do trabalho e ficava recebendo benefício previdenciário, o empregador somente recebia informações caso o empregado lhe comunicasse, do contrário, o contrato de trabalho continuava suspenso

Quando o empregado se afastava do trabalho e ficava recebendo benefício previdenciário, o empregador somente recebia informações caso o empregado lhe comunicasse, do contrário, o contrato de trabalho continuava suspenso.

A partir de agora, os empregadores poderão ter acesso às informações sobre os pedidos de benefícios previdenciários requeridos por seus empregados (sobre espécie do benefício, datas de requerimento, concessão, início e cessação) e as decisões proferidas pelo órgão previdenciário.

Com essas informações atualizadas, o empregador poderá monitorar os empregados afastados, podendo notificá-los a respeito do retorno ao trabalho, a exames médicos e, até mesmo, sobre a possibilidade de desligamentos.

No dia 10/05/2022, foi publicada no Diário Oficial da União, a Portaria DIRBEN/INSS nº 1.012, de 06/04/2022, que alterou a Portaria nº 993, de 28 de março de 2022.

O empregador poderá fazer as consultas diretamente no sitio do INSS http://www3.dataprev.gov.br/conadem/ConsultaAuxDoenca.asp?_ga=2.239887936.2101940115.1603206736-1872851281.1603206736

Porém, para ter acesso às consultas, o empregador deverá efetuar um cadastro na Receita Federal, a ser realizado na unidade de atendimento ao contribuinte da jurisdição onde estiver localizada a matriz.

Por certo, existem algumas limitações nessa consulta, tendo acesso apenas às informações sobre auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadorias, pensão por morte acidentária e antecipação do auxílio-doença.
Informações sigilosas, como por exemplo o CID da doença, não serão disponibilizadas, em razão do direito fundamental à intimidade, que está previsto na Constituição Federal, em seu art. 5º, inciso X.
O uso indevido das informações disponibilizadas poderá gerar responsabilização civil e/ou criminal.

Estas informações serão disponibilizadas por um período de 18 meses, contados da data do despacho do benefício previdenciário.

Carlos Augusto Weber

Picture of Assessoria Empresarial

Assessoria Empresarial

Quem somos

Biason Assessoria Empresarial conta com excelentes profissionais nas áreas de direito, contabilidade, recursos humanos, engenharia entre outros, para oferecer soluções completas aos nossos clientes.

Últimos Posts

Instagram

Inscreva-se na nossa Newsletter

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade